Você joga poker há um tempo, mas ainda não conseguiu chegar longe nos torneios? Não consegue passar da primeira fase e se desespera quando vê os blinds crescendo e suas fichas diminuindo? Não se desespere! Muitos iniciantes passam por isso.

Jogar um torneio não é tarefa simples. Isso requer resistência, paciência, calma e outras habilidades que, quando estamos começando na modalidade, não temos pleno domínio. Para te ajudar nessa jornada, fizemos este post com 10 dicas para torneios online de poker. Confira!

1. Seja resistente

A primeira dica não poderia ser outra. Tenha em mente que um torneio de poker online dura em média 8 horas. Se você não estiver 100% fisicamente para encarar essa maratona, é melhor nem gastar o seu dinheiro.

Jogar um torneio inteiro é uma jornada desgastante física e mentalmente. Lembre-se que no final você precisará ter a mesma concentração do início. Mantenha o sono em dia antes de entrar no torneio, e esqueça aquela ideia romântica dos filmes de poker, na qual os jogadores fumam e bebem enquanto jogam.

Não beba nada que possa alterar o seu nível de concentração e raciocínio, e alimente-se bem, pois a fome é uma forte aliada da falta de concentração.

2. Não tenha pressa

Como vimos, um torneio é como se fosse uma corrida de resistência, é preciso calma e paciência no início para deixar o sprint pro final. Não fique desesperado em jogar o tempo todo, querendo ver todos os flops.

Trabalhe bem as mãos iniciais e jogue em posição, para fazer a leitura dos adversários. Ficar desesperado e impaciente poderá te tirar do torneio bem mais cedo do que você pretendia.

3. Mantenha o controle emocional

Não entre em pane caso as coisas não estejam acontecendo da maneira como você esperava. Mantenha a sua linha de jogo se pretende ficar o máximo de tempo possível no torneio. Seja frio e calculista para não deixar tudo a perder por causa de uma mão jogada de forma precipitada.

Cuidado com o tilt. Se acontecer de perder aquela “mão ganha” no river, respire fundo, dê uma volta e se concentre no seu jogo. Não tente recuperar as fichas perdidas de forma desajeitada, e nem se vingar do oponente que ganhou a mão de você. 

4. Saiba contra quem está jogando

Fique de olho nas estratégias e estilo de jogo dos seus oponentes. Quando não estiver participando de uma mão, não perca a concentração. Quanto mais informações obtiver dos adversários, melhor será para traçar as suas estratégias. Se você conseguir definir bem o estilo de cada jogador da mesa, poderá até escolher contra quem deseja jogar, reduzindo ainda mais os riscos.

5. Controle suas apostas

Suas fichas representam sua permanência no jogo, calcule bem as probabilidades antes de apostar. Lembre-se que uma escolha errada poderá causar uma perda enorme e ponha na sua cabeça de uma vez por todas, que as suas escolhas é que pautam o seu sucesso a longo prazo.

O sucesso no poker depende de um trabalho de formiguinha. Se você tomar mais decisões assertivas do que equivocadas durante um longo período, dificilmente terá prejuízo.

6. Não fique na defensiva o tempo todo

O poker, assim como qualquer outro jogo, é uma competição e é preciso ter vontade de ganhá-la. Se você ficar passivo o tempo todo, sem oferecer qualquer tipo de incômodo aos adversários, será absorvido pelos jogadores mais fortes da mesa.

Por mais que você tenha que ter paciência para entrar em uma mão, quando entrar, deve ter em mente todas as estratégias e leituras necessárias para impor um jogo agressivo. Mostre a que veio e surpreenda os adversários.

7. Seja versátil

Quando iniciamos no poker, temos acesso a livros e blogs que padronizam o estilo de jogo para quem está começando. Não que isso seja algo negativo, no começo é interessante que conheçamos as principais técnicas, e sigamos à risca até descobrirmos o nosso estilo próprio.

Mas para ganhar um torneio, é necessário que você tenha na manga uma variedade de jogadas, para utilizá-las nas mais diversas situações de jogo.

Essas variações estão relacionadas a posição na mesa, tipo de adversário, fase do torneio, seu stack, stack dos oponentes, etc. Quanto mais situações você puder controlar, melhor será, pois, um jogador versátil é bem mais difícil de ser lido pelos adversários.

8. Aproveite os intervalos

Você ficará horas sentado em frente ao computador, tendo que fazer cálculos e análises o tempo todo. Nos intervalos, aproveite para descansar o físico e a mente. Afaste-se um pouco do computador, dê uma caminhada e respire ar fresco para voltar mais relaxado quando o torneio reiniciar.

9. Saiba a hora certa de blefar

Dificilmente você irá longe em um torneio sem blefar ao menos uma vez, isso é normal e faz parte do jogo. O blefe é o que faz o poker ser dinâmico e permite que jogadores, mesmo que não recebam grandes cartas, consigam chegar longe em torneio.

É claro que você precisará analisar todas as variáveis antes de tomar essa decisão, mas pra ganhar um torneio você terá que blefar. E isso ficará cada vez mais necessário quando o jogo chegar nos blinds mais altos e a suas fichas começarem a sumir aos poucos.

Fique atento aos calling stations — aqueles jogadores que estão sempre dispostos a pagar pra ver —, nunca blefe contra eles. É contraindicado também, blefar quando estiver contra mais de um oponente na mão.

10. Conheça as suas limitações

É importante ter humildade e entender qual é o seu nível de jogo, para entrar em torneios que realmente seja possível uma vitória. O poker não é um jogo de sorte. Se o seu nível ainda é iniciante ou intermediário, entre em torneios nos quais encontrará jogadores de nível parecido, ou até inferior ao seu — isso não é demérito nenhum, pelo contrário, é uma estratégia utilizada até pelos profissionais.

Outro motivo para que você reconheça as suas limitações, é poder traçar estratégias pontuais para melhorar seu jogo nos quesitos em que tiver maior déficit. Você tem dificuldade em blefar? Trabalhe nisso! Não consegue ter tranquilidade quando está short-stack? Busque materiais de apoio.

A experiência não cairá do céu, é preciso foco, planejamento e perseverança. Nenhum sucesso nasce de uma estratégia relâmpago, e se você pretende se tornar um jogador vencedor nos torneios, precisará entender que se trata de um projeto a longo prazo. Seguir as nossas dicas para torneios online de poker é um grande passo inicial.

Gostou do post? Então continue seus estudos conferindo 6 dicas para ganhar dinheiro com poker online. Aproveite!