Saiba como jogar com diferentes tamanhos de stacks! Skip to main content

Saiba como jogar com diferentes tamanhos de stacks!

Definitivamente, o WSOP (World Series of Poker) já foi palco para as mais insanas reviravoltas já vistas no mundo do poker e nos mostra casos importantes a respeito da gestão dos diferentes tamanhos de stack.  

Um grande exemplo é a história de Greg Merson, campeão do Main Event em 2012. O rapaz chegou no quinto dia do torneio com apenas 50 mil fichas, o que representava apenas 3 big blinds, mas, no final, levou o tão desejado bracelete para casa.

O que isso nos ensina, caro leitor? Se existem fichas na mesa, ainda podemos ver jogo. E que jogo! O mais importante é saber administrar o stack. Não importa se você tomou uma bad beat e perdeu quase tudo, se triplicou as suas fichas em alguma jogada insana ou se manteve a média de stacks: cada situação merece uma estratégia específica!

Quer saber como fazer as melhores jogadas, baseando-se no seu número de fichas? Então, veio ao lugar certo! Neste post, vamos falar tudo o que você precisa saber sobre a influência do stack no jogo e as abordagens mais apropriadas que podem ser realizadas, dependendo da situação em que se encontrar. Confira a seguir!

Qual é a influência do stack no poker?

Quando jogamos um torneio de poker ou, até mesmo, um cash game, os stacks, muitas vezes, falam mais alto do que as cartas que temos em mãos. Eles influenciam completamente o range de jogadas disponíveis para o jogador.

Dependendo da quantidade de fichas, dar um simples call já pode comprometê-lo completamente com o pote, por exemplo, e colocá-lo em situações desconfortáveis, como ser obrigado a dar um all in logo no flop sem um jogo promissor.

Um 7 e 8 naipados pode ser uma mão promissora e, dependendo do pote e da quantidade de jogadores na mão, ser interessante entrar no jogo. No entanto, se você não tem stack para isso, precisa de paciência para esperar as famosas mãos tier 1, como pares altos, AK, entre outros.

Quais são os tamanhos dos stacks?

Short Stack

Essa é a posição mais desfavorável no poker, já que representa o momento em que você tem poucas fichas, sendo o principal alvo dos outros jogadores. Não existe uma regra exata para definir o que é o short stack, dependerá do quão deep o torneio é. Contudo, geralmente essa posição acontece quando o jogador tem entre 10 a 20 big blinds.

Stack Médio

Acontece quando o jogador está na média proporcional de fichas existentes no torneio. Se temos 10 jogadores no field e 10.000 fichas em jogo, por exemplo, o stack médio nesse caso seria de 1.000. Acontece que, além da média do torneio, ainda é preciso conferir a média dos jogadores da sua mesa antes de considerar esse padrão. 

Não se engane, no entanto. Ter o stack médio não quer dizer muita coisa. Se estivermos falando de um torneio turbo ou até hyper turbo, por exemplo, é possível que todos os jogadores estejam jogando com short stacks e precisem de estratégias mais cautelosas.

Deep Stack

Dos diferentes tamanhos de stack, essa definitivamente é a melhor posição para o jogador, pois ele tem o maior número de jogadas possíveis.

Assim como no caso do short stack, não existe um padrão para definirmos o que é deep, pois a quantia pode variar bastante, de acordo com a estrutura do torneio ou do cash game, mas podemos dizer que, com 100 big blinds, já temos um deep stack.

Como o tamanho do stack influencia o meta game?

O fato é que os stacks influenciam muito a forma como você deve analisar o comportamento de outros jogadores. A maneira como joga nas diferentes posições, por exemplo, pode ser influenciada pelo tamanho do stack do oponente. Você deve enxergar as coisas de acordo com o ponto de vista dele.

Ter um deep stack e dar um raise com uma mão marginal pode ser uma péssima ideia se tivermos um short stack no big, já que a probabilidade de você tomar um all in é muito maior (ele sabe que o seu range de mãos é variado).

Por outro lado, se você tem um stack médio ou deep, pode ser interessante tentar roubar os blinds no botão de outros stacks médios, mas será que eles não conhecem essa intenção?

Perceba que o tamanho do stack do oponente pode influenciar completamente a forma como ele vai jogar. É preciso vestir a pele dele, entender as suas dores, para evitar cair em armadilhas ou fazer jogadas ruins. Ter esse feeling de meta game, portanto, é fundamental.

Quais são as melhores estratégias para cada tamanho?

Short Stack

Nessa posição, você está em “all in mode”. Cobrir uma aposta é um grande erro, pois, na maioria dos casos, você está comprometendo uma boa porcentagem do seu stack apenas para ver um flop. 

O ideal em short stack é esperar pares ou mãos boas e conectadas, como AK, KQ, por exemplo, e entrar em all in. Muitos afirmam que é possível realizar o re-steal na posição de short stack, pois muitos tentarão roubar o big, mas isso só é possível se o torneio for deep e a quantidade de fichas do short for relevante.

Stack Médio

Quem joga com o stack médio não quer se envolver com mãos marginais, mas também não está comprometido a empurrar todas as fichas no pano a todo o momento. Existe um range de mãos razoáveis para jogar.

Pagar um raise com mãos naipadas e conectadas não é uma jogada ruim nessa posição, pois você tem a oportunidade de surpreender o oponente com uma sequência ou um flush, por exemplo.

Por outro lado, os stacks médios costumam jogar muito com a posição. O botão é tudo para eles, já que têm a oportunidade de roubar muitos big blinds.

Deep Stack

Por fim, nós temos, ainda, o deep stack. Como já vimos inúmeras vezes, nessa posição, você tem o maior leque de jogadas e, provavelmente, pode dominar os outros jogadores fazendo muita pressão.

Acontece que, ao contrário do que muitos pensam, a cautela é tudo para o deep stack. Ele deve jogar com o meta game em mente, considerando a posição dos jogadores, entre outros fatores. Se jogar de maneira marginal, pode rapidamente ver o short stack assumir a sua posição.

Em resumo, a não ser que tenha um par de Ás na sua mão, o stack quer dizer muito mais do que as cartas que você tem. Fique atento não só a sua quantidade de fichas, mas principalmente ao stack do oponente, para realizar as melhores jogadas. Os diferentes tamanhos de stack é o que vai dar ritmo ao jogo.

Gostou do nosso post de hoje? Então, confira o nosso material com 4 dicas para ganhar mais dinheiro nos potes grandes!

 

Compre ou venda créditos de poker e apostas esportivas nos melhores sites do mundo na ROYALpag.com!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *