Afinal, é possível ganhar dinheiro como trader esportivo? Skip to main content

Afinal, é possível ganhar dinheiro como trader esportivo?

Poucas coisas são mais populares no mundo do que os esportes. Eles reúnem milhões de pessoas mundo afora, seja para praticar, seja para assistir. Apesar da popularidade, nem todo mundo consegue se tornar um atleta profissional. Isso, no entanto, não impede que um apaixonado por uma determinada modalidade viva dela. O trader esportivo é o profissional que consegue ganhar a vida por meio de seu esporte favorito, sem entrar em campo.

Esse profissional é um investidor que utiliza os seus conhecimentos no seu esporte favorito para prever e tomar decisões em tempo real, lucrando em cima dos resultados dos jogos. Quer saber mais sobre essa atividade? Continue lendo!

O que é um trader esportivo?

Provavelmente, você já ouviu falar em bolsa de valores, que são locais nos quais os investidores compram e vendem ações em busca de obter lucro. O trader esportivo segue a mesma dinâmica, porém, ele negocia resultados de modalidades esportivas em vez de ações. O site mais popular para esse tipo de atividade é o Betfair.

O que mais atrai os investidores no trader esportivo é a rapidez com que as operações são concluídas. Os investimentos podem ser feitos antes e/ou durante as partidas. Além disso, você poderá fazer várias movimentações durante um mesmo jogo — começar investindo contra o azarão e, depois, fazer uma nova operação a favor do favorito, por exemplo.

O que é preciso para ser lucrativo atuando como trader esportivo?

Não existe uma fórmula mágica para se tornar um investidor lucrativo. A primeira coisa que você deve ter em mente é que o trader esportivo é um investimento a longo prazo. É preciso trabalhar mantendo a concentração, a disciplina e a capacidade de análises prévias e do jogo em tempo real. A seguir, você conhecerá algumas dicas que poderão ajudá-lo a ser um trader lucrativo. Confira!

Não conte com a sorte

Traders lucrativos não jogam com a sorte, pelo contrário, eles buscam sempre reduzir riscos, analisando cada caminho que pretendem seguir, antes de colocar o seu dinheiro em uma operação.

Alguns jogadores entram em grupos de Tips — relatórios com as tendências dos jogos, baseados em análises prévias —, apostam em todos os jogos sugeridos e ficam no sofá esperando o resultado final.

Essa pessoa não é um trader, mas um apostador. Ele poderá até ter sorte, acertar todos os resultados e lucrar muito em algumas ocasiões, mas, em longo prazo, isso será totalmente deficitário. O futebol, assim como as demais modalidades esportivas, não é 100% previsível, sendo necessário que o investidor aposte nas partidas em que haja real possibilidade de lucro e que acompanhe-as para fazer as movimentações necessárias.

Faça uma boa análise dos jogos

Como vimos no tópico anterior, muita gente leva o trader esportivo na sorte, apostando em muitos jogos, sem critério e análise, e depois culpam situações externas por seus prejuízos. Para fazer qualquer tipo de investimento, você precisa de informações, para, assim, ser capaz de fazer as melhores escolhas. Isso vale tanto para a bolsa de valores como para o trader esportivo.

Não há mais desculpas para o investidor que não pesquisa. Atualmente, qualquer pessoa com um smartphone na mão tem acesso a todos os portais esportivos do mundo, além dos sites nacionais e internacionais dedicados a dados e estatísticas, como o Footstats e o Futdados, por exemplo. Para fazer uma boa análise de uma partida, você precisará estudar os seguintes itens:

  • tipo de competição: verifique o peso que cada clube dá para a competição e observe se algum deles vai priorizar ou poupar jogadores importantes ou se vai colocar um time reserva ou misto;
  • o momento das equipes: analise a fase dos times nas rodadas anteriores, se o time da casa vem ganhando como mandante, como é o desempenho do visitante fora de casa e o desempenho dos dois no confronto direto;
  • lesões e suspensões: busque informações sobre jogadores decisivos que estejam lesionados ou suspensos e procure saber se existem substitutos à altura;
  • média de gols marcados e sofridos por jogo: analise a média de gols das equipes, pelo menos, nos últimos 5 jogos de cada time;
  • peso do jogo: avalie se é um jogo decisivo para uma das equipes, se alguma das duas estará apenas cumprindo tabela, brigando pelo rebaixamento etc;
  • condições ambientais: verifique se as condições ambientais podem influenciar no ritmo de jogo de uma das equipes, como a altitude ou temperatura extrema.

Essas informações serão importantes tanto para você criar um relatório pré-jogo quanto para fazer as movimentações necessárias durante as partidas.

Foque na gestão de banca

Um dos fatores que faz um investidor não ter lucro com trader esportivo é uma má gestão de banca. Segundo estatísticas, cerca de 90% dos apostadores, mesmo os que aprendem as técnicas de análises de jogo, quebram por não conseguirem gerir corretamente a sua banca.

Alguns sites especializados especificam 10% da banca, como sendo uma boa margem para operar com segurança — nessa situação, se você tem uma banca de US$ 200, deve investir US$ 20 numa operação, por exemplo. Mas essa porcentagem nem sempre é a mais confortável para quem está começando, principalmente, para quem inicia com um valor baixo.

Para investir 10%, o operador deverá ter um bom índice de acertos, e odds com valores esperados e satisfatórios — fatores que geralmente não são a realidade dos iniciantes. O ideal é que os investidores que estão começando operem com um valor de 3% a 5% de sua banca, para não correr grandes riscos.

Conforme você for adquirindo experiência e tendo ciência da sua média de ganhos e de acertos, poderá variar essa porcentagem. Não esqueça que sua banca é seu seguro, é ela que o mantém operando e possibilita os seus rendimentos — o dinheiro é o seu objetivo como trader esportivo, mas também é sua ferramenta de trabalho.

Mantenha o controle emocional

Infelizmente, existem muitos falsos gurus, que espalham a falsa informação na Internet de que o trading esportivo é uma maneira fácil e rápida de ganhar muito dinheiro, trabalhando pouco. Esse tipo de discurso é extremamente nocivo e faz com que algumas pessoas percam o controle emocional e, consequentemente, muito dinheiro.

Não comece com pressão financeira

Isso acontece porque, por ser vendido como meio fácil de se ganhar dinheiro, muitas pessoas já entram no trading esportivo com a intenção de tê-lo como principal fonte de renda, dependendo dele para pagar suas contas. Quando percebem que não é tão simples, acabam se pressionando mentalmente, não mantendo o nível de concentração necessário para uma boa operação e fazendo análises equivocadas.

A melhor maneira de exercitar o seu controle emocional é tirando a pressão financeira de suas operações. Se você tem um emprego fixo, não saia precipitadamente dele. Será muito mais saudável, no início, que você mantenha o trading esportivo como fonte de renda secundária. Você terá a mente mais tranquila para estudar e analisar bem suas operações, sem que isso bote em jogo sua subsistência.

Segure esse emprego até que você tenha resultados consistentes e, principalmente, até que você consiga guardar um dinheiro de retaguarda, para eventuais emergências quando decidir ser trader esportivo em tempo integral.

É obvio que ninguém gosta de perder dinheiro, seja um iniciante, seja um novato. A diferença é que o jogador experiente e consistente, quando tem um resultado negativo, costuma tomar duas decisões: conta até dez e continua seguindo sua linha ou desliga o computador e vai praticar outras atividades. Novatos tendem a reagir às perdas gastando mais dinheiro, na intenção de recuperar o prejuízo. O resultado disso não pode ser bom, não é?

O mais importante é você entender que há um caminho a longo prazo a ser seguido e é necessário ter muita persistência. Até os traders mais experientes já pensaram em desistir, e isso mostra como não é fácil seguir essa carreira. Porém, o resultado será satisfatório, pois você poderá trabalhar de qualquer lugar, com um computador conectado à Internet, fazendo seus horários e, acima de tudo, assistindo ao seu esporte favorito.

Por fim, vale destacar a importância de manter uma rotina, já que a ideia de liberdade pode confundir um pouco as pessoas. O fato de trabalhar em casa não significa que você precisa ter horários desregrados e não se preocupar com desempenho. Disciplina é uma das principais virtudes para atingir o sucesso em todas as áreas profissionais, e, para um trader esportivo, não poderia ser diferente.

Gostou do texto? Se você quiser mais informações sobre como se tornar um trader esportivo, entre em contato conosco. Estamos à disposição.

Compre ou venda créditos de poker e apostas esportivas nos melhores sites do mundo na ROYALpag.com!

One thought to “Afinal, é possível ganhar dinheiro como trader esportivo?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *